Que fique claro desde já que eu não sou concorrente a qualquer cargo no Benfica (treinador, presidente, seja o que for...), nem estou ligado a nenhuma pessoa que está ou que esteve lá. Sou um simples adepto benfiquista que está desagradado com a gestão da equipa de futebol que disputa a Liga Bwin.
Como deve ter reparado, a cor de fundo é o preto e não o vermelho, como seria de esperar. Isto porque estou manifestamente de luto pela imagem que o Benfica mostra de si próprio, mas também porque esta derrota humilhante com a Académica de Coimbra (0-3) foi a gota de água que fez acabar com o meu silêncio.
É verdade que a Benfica, S.A.D. tem tido lucros, como já não tinha há alguns anos e que a Direcção tem apostado muito nas modalidades, mas a que custo? A gestão do conjunto de atletas que representam o Benfica no campeonato é francamente má.
O exemplo mais óbvio desta sucessão de más opções foi o Fabrizio Miccoli. Este jogador italiano marcava vários golos, já estava adaptado à equipa e tinha uma grande empatia com os sócios e adeptos. Foi embora porque parecia ser muito caro dar 5 Milhões de Euros pelo passe inteiro dele e pagar uma quantia choruda por mês...
Mas para o Óscar Cardozo (que o Benfica pagou 9 Milhões por 70% do passe, e que se calhar ganha mais do que o Miccoli ganharia), já há dinheiro...muito estranho. Não acredito que seja por um ser internacional e o outro ser ex-internacional...
Outro caso que não ficou bem visto aos olhos dos adeptos foi o Simão Sabrosa. Mas neste caso dou o benefício da dúvida ao Sr Presidente. Será que o Simão quis mesmo sair? Se foi o que aconteceu, dou a mão à palmatória, mas se não foi, um jogador que seria bem vendido, e que não vai valer sempre 15 ou 20 Milhões, é o Luisão.
Muita gente acha o Luisão um grande jogador. Eu não. Lembro-me de pelo menos 2 golos que o Benfica sofreu por culpa dele, e da mesma forma:
1-Luz, 20ª Jornada - 19:45 28/01/2006, minuto 73: Liedson recebe a bola, perto da bandeirola de canto; Luisão fica na marcação à espera que o Liedson se mova, em vez de ir directo à bola; Liedson finta Luisão e remata para golo, sem hipóteses para Quim.
2-Belém, 13ª Jornada - 19:30 16/12/2007, minuto 70: mesma coisa que o anterior: substitua o Liedson pelo Weldon e tem aí o golo...
Foi por causa do Luisão que houve aquele stress entre ele e o Katsouranis, na 15ª Jornada - 06/01/2008, minuto 63, em Setúbal. Mesmo tendo espírito de líder e sendo um dos sub-capitães, não deixa de ser humano, e é humano errar! Além disso, podia ser um bocado mais inteligente e ter uma entrada mais calma sobre o jogador da equipa adversária...Em vez disso, e em vez de assumir o erro, prefere culpar os outros. Não se faz. Por falar em capitão, nesse jogo era o Petit...onde é que ele estava? Como é que ele ajudou a resolver essa situação?
Neste último jogo com a Académica, foi um atraso do Luisão para o Quim, sem qualquer jeito, que fez com que o Benfica sofresse o 1º golo, aos 4(!) minutos.
Já era altura de ele ir, não?
Despeço-me por agora...
Próximo post: Renovações e Saídas