terça-feira, 5 de maio de 2009

Um ano de balanço...

Pois bem, cá estou eu um ano depois, e será que as coisas mudaram?

Nem pensar!

Fazendo um balanço do ano desportivo, a 3 jogos do fim do campeonato, vejo que:

-No Verão, vi inúmeras capas sobre o Aimar que vinha, que não vinha, que estava quase, que o Rui Costa ia buscá-lo a casa (se fosse preciso). Tanta excitação, e afinal de contas, depois do Benfica gastar 6,5 milhões de Euros, o Aimar retribui com várias lesões, 1 golo no campeonato e outro na Taça da Liga e uma assistência (espectacular, tiro-lhe o chapéu) para golo, aquele tal número 5000... É muito pouco, para um investimento tão elevado.

-Não compreendo porque é que o Benfica tem tanta dificuldade em comprar os jogadores que vêm emprestados! O leitor lembra-se do último? Eu não... E já houve vários, sendo os mais recentes: Jankauskas, Miccoli, Cristian Rodriguez... Curiosamente, o 1º e o 3º foram para o FCPorto e fizeram ainda melhor do que o que tinham feito com a camisola encarnada. O 2º não foi, diz ele, "porque em Portugal, só joga no Benfica". Espero que mantenha a sua palavra, porque senão, dá a entender que naquela altura só não foi para o Dragão porque o Palermo oferecia mais...

-E logo os que vêm por definitivo, revelam-se autênticos desastres em termos de eficácia: Kikin Fonseca, Azar Karadas, Marcel, Mantorras... (acordem! O Mantorras já não salva o Benfica como salvava). Eu acredito que ele só está ainda no Benfica, porque deve haver algum acordo com uma terceira entidade e o sr Luís Filipe Vieira, senão qual seria a razão para ele jogar tão pouco e estar lá desde 2001, com apenas 30 golos marcados??? Se estivesse no lugar do presidente, ainda tinha lá um jogador que só marca 3,75 golos numa época inteira? Ao menos que saia da equipa e se torne embaixador do Benfica, ou algo do género...Investir em Angola para depois ter retoma parece uma boa solução!

-Tenho de ser justo e dizer que o Rui Costa ou os olheiros acertaram em cheio no Yebda, no Ruben Amorim, e já na época passada tinham acertado no Maxi Pereira e no Cristian Rodriguez...
Sidnei, Carlos Martins, Jorge Ribeiro e especialmente Pablo Aimar e Javier Balboa ainda têm muito para provar o investimento de 3+4+?+6,5+3,5 = pelo menos 17 milhões de Euros.

-Suazo e Reyes: 1º um grande flop, mas se for para o FCPorto, é provável que faça grande época, o 2º toda a gente o quer por mais anos no Benfica, uma vez que é o jogador com mais assistências para golo da equipa (Cardozo e Suazo que lhe agradeçam) e que, apesar de só ter marcado 4 golos (em comparação com Hulk, é desculpável, pois este tem 22 anos e Reyes tem 25 e Reyes joga mais para a equipa, enquanto que Hulk é homem de jogadas individuais e de resolver). Se ficar, acredito sinceramente que vai fazer mais e melhor do que nesta 1ª época de adaptação.

-Árbitros: sempre a mesma coisa! Porque é que os árbitros não são sorteados em vez de nomeados??? Estou a lembrar-me de pelo menos dois jogos em que o FCPorto saiu altamente beneficiado com a actuação dos árbitros em jogos do campeonato, sempre em jogos difíceis: quando recebeu o Benfica (árbitro Pedro Proença, que assinalou penalty sobre Lisandro, quando devia ter punido o mesmo por simulação) e quando foi a Braga (árbitro Paulo Costa, que fez vista grossa ao primeiro golo do FCPorto, em fora-de-jogo e não assinalou 2 penaltys a favor do Braga).
Seria pecado não me lembrar que o Benfica também foi beneficiado esta época, também em Braga, mas somente no golo irregular do David Luiz, com a mão e, escandalosamente, na final da Taça da Liga, contra o Sporting.
O que eu acho injusto é que o FCPorto quando não consegue ganhar ou então nos jogos mais difíceis, tem sempre um empurrão dos árbitros, maior que o empurrãozinho que esporadicamente o Benfica também tem...
MAS VOLTO A PERGUNTAR: PORQUE É QUE OS ÁRBITROS SÃO NOMEADOS E NÃO SÃO SORTEADOS???
E JÁ AGORA, PORQUE É QUE A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol tem quase sempre árbitros da A. F. Porto nomeados para jogos da Liga Sagres?
(Paulo Costa, Rui Costa, Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Paulo Paraty...)
De Lisboa, só reconheço Pedro Henriques, Duarte Gomes e Pedro Proença como os mais regulares...

-Quique esteve mal, que me lembre, em 2 jogos para o campeonato: quando recebeu o Guimarães (14 Março 2009) e substituiu o Cardozo, que estava a ser a unidade mais esforçada e perigosada equipa, sob um coro de assobios, que eram para ele próprio, embora não tenha querido admitir (ou percebido, mesmo); e no último jogo, contra o Nacional (3 Maio 2009), que o Benfica perdeu por 3-1, ao pôr Katsouranis a titular, isto depois de ter passado 3 jogos no banco (punha o Ruben Amorim a trinco e jogava com o Di Maria na direita, de início ou jogava o Yebda a trinco e Ruben Amorim na direita) e, estando a perder, tira o Nuno Gomes e mete o Urretavizcaya, parecendo que estava a fazer de propósito para perder por mais! (Este então, ainda jogou menos tempo no campeonato - 136 minutos - contra 1752, do grego.)

-Patric vai pelo mesmo caminho de Zoro e Balboa? Ser o primeiro contratado da época seguinte parece ser sinónimo de falta de qualidade e técnica...

-Nenê, Ruben Micael, Regula, Alvaro Pereira, Cavalieri...

-Correr com Fellipe Bastos, Binya, Moretto,

-Vender Di Maria e Katsouranis,